Inauguração Meeting Experience

Postado por na catrgoria Educação em 21 de outubro de 2013

Evento no Colégio La Salle Dores apresenta sala interativa e marca lançamento do livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas” no RSNa próxima segunda-feira, 21 de outubro, às 19h, o Colégio La Salle Dores (Rua Riachulelo, 800) traz à comunidade duas iniciativas inovadoras em um único evento: a inauguração da Sala de Aula Aberta Meeting Experience e o lançamento no Rio Grande do Sul do livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas”.

A Sala de Aula Aberta Meeting Experience representa o conjunto de ações realizadas a partir de projeto homônimo. Este começou em maio deste ano, tendo como objetivo uma metodologia diferenciada de aprendizagem, que extrapola o currículo básico, proporcionando aos alunos experiências práticas dentro e fora da sala de aula.

O espaço foi criado a partir da parceria entre direção, professores, alunos do Ensino Médio, Rogerio Gonzales e Marcelo Penã, que são integrantes da Fabrika, empresa especializada em desenvolvimento de projetos de aprendizagem em equipe. O propósito é que estudantes e educadores tenham um lugar para planejar, compartilhar experiências, organizar a devolução de saberes à sociedade, esclarecer dúvidas, relatar seu processo de aprendizagem e dificuldades encontradas para concluírem suas pesquisas ou projetos, os quais acontecem em etapas.

Na ocasião, após a palavra da Diretora da escola, Fabiane Fransciscone, os presentes serão convidados a um coquetel e a conhecer a Sala de Aula Aberta, composta por três ambientes que simulam o clima de escritório do Google. “Este conceito é inovador. São segmentos criativos, coloridos e multimídia que oportunizam aos participantes o desenvolvimento de projetos multidisciplinares. Poucas instituições de ensino investem neste tipo de metodologia”, considerou Fabiane. Para marcar a inauguração da Sala, ainda haverá quatro oficinas – Diálogo, Criação, Ação e Reflexão – ministradas por alunos e parceiros, que irão aplicar alguns pilares da proposta.

A partir da concretização do projeto, o Colégio La Salle Dores tem a intenção de expandi-lo. Nesse sentido, será enviado à Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul o convite para que profissionais de escolas públicas participem gratuitamente de futuras capacitações que levam em conta a essência do Meeting Experience: o aprender fazendo.

Por seu caráter inovador, o La Salle Dores foi escolhido como local oportuno para o lançamento no Rio Grande do Sul do livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas”. A obra é resultado de uma viagem de seus organizadores a centros de aprendizagem de nove países, incluindo instituições de São Paulo e de Minas Gerais. A publicação é de autoria de Carla Mayumi, de Camila Piza, de Eduardo Shimahara e de André Gravatá. Os dois últimos estarão presentes neste dia para autógrafos, com apoio do SINEPE/RS, comentando a proposta do livro de alargar horizontes ao mostrar ações pedagógicas que desafiam o senso comum. Afinado com a proposta, o La Salle Dores irá apresentar algumas de suas metodologias que possibilitam o aprender de modo criativo, como o Meeting Experience

Saiba mais:

La Salle Dores – Pertencente à Rede La Salle, o Colégio La Salle Dores atende cerca de 1.000 estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Por sua localização central, reúne alunos de todos os bairros de Porto Alegre/RS, fato que propicia um multiculturalismo essencial ao desenvolvimento integral dos educandos. Dispõe de uma infraestrutura de 6.000 m² com Ginásio Poliesportivo, grama sintética, playground e áreas de convivência. Como lassalista, comprometido com a causa da educação, acredita em um modo de educar que centraliza a atenção primeira na pessoa humana, procurando formar integralmente com inspiração na espiritualidade e na pedagogia de São João Batista De La Salle.

Projeto “Volta ao Mundo em 13 Escolas” – Iniciado em 2012, foi financiado coletivamente (crowdfunding). Os participantes, achaten-suisse.com Carla Mayumi, de Camila Piza, de Eduardo Shimahara e de André Gravatá, receberam 20% a mais que o valor pedido originalmente para o projeto. No último ano, a equipe foi movida por inquietações na área da educação, e viajou pelo mundo visitando diferentes iniciativas neste segmento.

Programe-se

O quê? – Lançamento da Sala de Aula Aberta (Meeting Experience) e do livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas”
Quando? – 21/10/2013, segunda-feira, às 19h
Onde? – Auditório do Colégio La Salle Dores (Rua Riachulelo, 800 – Centro – Porto Alegre/RS)

    Contribua com um comentário

    Twitter