Você sabe o que são Recursos Educacionais Abertos? E, Educação em Código Aberto?

Postado por na catrgoria Educação, Notícias em 1 de outubro de 2012

 

O Eiclik tem como slogan Educação em Código Aberto, originário do conceito de open source, ou “código aberto”, da área de tecnologia da informação (TI), foi adotado como forma de mostrar que a área da educação é uma eterna construção do conhecimento e que deve contar com a colaboração de todos os agentes. Segundo os idealizadores do projeto, “o eiclik é uma comunidade de educadores, na qual a colaboração, o compartilhamento e a pluralidade de ideias permitem colher e socializar os dividendos de conhecimentos gerados pela genialidade e competência latentes no coletivo”. E para dar voz às novas práticas e discursos e gerar reconhecimento aos diferentes atores que constituem a comunidade educacional, o eiclik convida todos os educadores a divulgarem seu trabalho e a participar desta construção do saber. Uma nova educação pode ser formada com uma pequena dose de criatividade e generosidade de cada educador que compartilhe de nossas crenças, no objetivo de educar para o sucesso do estudante. A participação de todos é muito bem-vinda.

Neste mesmo caminho de abertura, surgiu o conceito de Recursos Educacionais Abertos – REA, ainda não é muito conhecido no País. No entanto, nos dia 24 a 26 de setembro  ocorreu a Semana de Estudos Interdisciplinares sobre Recursos Educacionais Abertos, para os cursos de Pedagogia, Educação Física e Sistema de Informação.

Durante o evento promovido pelas Faculdades Integradas do Brasil e o projeto REA, a coordenadora do REA , Débora Sebriam, enfatizou que “os recursos educacionais abertos são materiais de ensino, pesquisa e extensão que estão sob domínio público ou licenciados de uma maneira aberta. Isso vai prover com que as pessoas possam usar, aprimorar, recombinar e redistribuí-los”, explica. Esse recurso, segundo Débora, vem para facilitar na escolha e na preparação dos recursos didáticos, pois hoje os professores, ao buscarem esse material na internet para preparar suas aulas, esbarram, muitas vezes, na questão dos direitos autorais, principalmente quando esse recurso é música ou imagem. “Quando falamos em recursos educacionais abertos, nos referimos em produzir este tipo de material para a educação, com orientação do autor sobre como ele pode ser utilizado”, esclarece.

Veja mais informações sobre o evento

detalhes.asp?id_noticia=9774

Vivemos momentos de abertura, compartilhamento e generosidade. Participe você também desta rede, enviando textos, artigos ou notícias para divulgarmos no Portal www.eiclik.com.br

Abraço

Fabiane Franciscone

    Tags: ,

    6 Colaborações em “Você sabe o que são Recursos Educacionais Abertos? E, Educação em Código Aberto?”

    1. Gustavo Machado

      out 16th, 2012

      Olá Fabiane,

      Muito interessante o artigo. Possuo um Web site educacional aberto focado em Design e Negócios desde 2006, período no qual residia no Canadá:

      http://www.designeducation.ca

      Atenciosamente,

      Gustavo

      • Fabiane

        out 21st, 2012

        Gustavo, visitei seu web site. Gostei muito parabéns. Tenho interesse em conversar com você para compartilharmos experiências. Abraço.Fabiane

    2. Maria da Luz C. Botão

      out 18th, 2012

      Boas idéias sempre são bem-vindas. Auxiliam aquelas escolas que possuem computador disponível para aqueles que já estão se alfabetizando também virtualmente.

    3. Renato Hirtz

      out 28th, 2012

      Boa noite.

      Informo que estou colocando o link do seu artigo em meu blog.
      Caso haja algum impedimento, por favor entre em contato via e-mail que imediatamente estarei retirando a postagem.
      Parabenizo pelo artigo e faço votos que continue com seu trabalho.
      Grande abraço.
      Renato Hirtz

    4. [...] ?goback=.gde_3851261_member_174363738 [...]

    5. Alcebiades

      nov 3rd, 2012

      Por favro façam o acesso no link abaixo e deixem suas sugestões e criticas para que eu possa dar prosseguimento na minha tese de que o professor não ensina mas o aluno que aprende.
      http://www.youtube.com/watch?v=F06GvLt_aH8&feature=channel&list=UL


    Contribua com um comentário

    Twitter